IR 2017: Saiba como acompanhar a situação da sua declaração

A Receita Federal disponibiliza na internet o extrato da declaração de Imposto de  Renda, o que permite aos contribuintes acompanharem de forma detalhada como seus documentos estão sendo processados.

Assim, é possível identificar, de forma mais rápida, eventuais problemas na declaração e fazer as correções antes de cair na malha fina e ser chamado para dar explicações.

Para consultar seu extrato, você precisa estar cadastrado no portal e-CAC (http://zip.net/bxp7kj) (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e ter um código de acesso. O código é criado numa página específica da Receita: http://zip.net/bltC6f (http://zip.net/bltC6f) (link encurtado e seguro). É preciso informar CPF, data de nascimento e números dos recibos de entrega das declarações de IR dos últimos dois anos. Atenção às observações da Receita:

Caso o contribuinte não conste como titular em nenhuma declaração nos últimos dois exercícios, não será possível gerar o código de acesso

Se o contribuinte apresentou declaração retificadora, deve utilizar o número do recibo de entrega da retificação, que substitui a versão que foi corrigida Os números dos recibos de entrega devem ser informados com dez dígitos (sem o dígito verificador)

O código de acesso é válido por dois anos

A Receita Federal disponibiliza um passo-a-passo para gerar o código de acesso.

Confira no site: http://zip.net/bftDW0 (http://zip.net/bftDW0).


Comentários (0)


Deixe um comentário